Minicurso semipresencial ‘Escola: Da skholè à crise?’
O minicurso semipresencial ‘Escola: Da skholè à crise?’ será oferecido pelo Laboratório Interdisciplinar de Ensino de Filosofia e Sociologia de 6 a 27 de novembro, com carga horária total de 20 horas (10 horas/aula presencial e 10 horas/aula online) e será ministrado pelo doutor em Filosofia da Educação pela Universidade do Porto, Vinícius Vicenzi.
O objetivo do minicurso é refletir sobre o discurso de fracasso e de insucesso existente nas escolas, repensando a ideia de escola como lugar de aprendizagem. A crise na escola do século XX como alicerce para ressignificar o papel da escola. Abordará os seguintes tópicos:
- As explicações para o fracasso escolar? – A versão republicana, pedagógico-libertária e bourdieusiana.
 - A escola como forma – Visão de Rancière.
 - O início da visão da escola como lugar de transformação social.
 - Escola: um lugar de aprendizagem? Desde quando? – A diferença entre ateliê e escola na formação humana.
 - O tempo escolar e sua teologia: escola como espaço-tempo privilegiado para adequação entre maturação e transformação de indivíduos.
 - Sociedade atual se representa como uma vasta escola – implicações.
 - Escola como estilo de vida dos herdeiros: o contributo de Bourdieu e Passeron para a pedagogia e política atuais.
 - Implicações niilistas e progressistas da escola a partir da sociologia de Bourdieu.
 - Skholè: repensando o tempo de lazer/ócio na escola.
 - Escola como figura ambígua: policial e política.
 
As aulas presenciais serão realizadas nas segundas-feiras, das 18h30 às 20 horas, nos seguintes dias: 6, 12, 20 e 27 de novembro na Sala 206 do Centro de Filosofia e Ciências Humanas da UFSC (CFH).
As 20 vagas abertas são, preferencialmente, para professores do ensino médio e estudantes de cursos de licenciaturas. Efetue a inscrição nesse link.
        

